Qua, 08 de novembro de 2017, 16:44

Equipes feminina e masculina de handebol da UFS conquistam medalhas de bronze nos JUBs
Judô feminino categoria pesado trouxe bronze e equipe do League of Legends conseguiu a prata
Jogos Universitários Brasileiros ocorreram em Goiânia em outubro; na foto, equipes da UFS. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

Com a bola nas mãos e a agilidade que rege uma partida bem disputada de handebol, as equipes masculina e feminina, formadas por alunos da UFS, voltaram dos Jogos Universitários Brasileiros 2017 (JUBs) com medalhas de bronze penduradas no pescoço. As equipes de handebol em cadeiras de rodas também conseguiram vitórias importantes: ficaram com o primeiro e segundo lugares no Regional Nordeste de Handebol de Cadeira de Rodas.

As conquistas são fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo professor Randy Nascimento, do Departamento de Educação Física (DEF), no projeto “Handebol Educador”, que trabalha com o esporte em diferentes perspectivas.

O projeto também tem parceria com o Colégio Estadual Armindo Guaraná, através do mini-handebol, voltado para o incentivo da prática do esporte por jovens dos ensinos fundamental e médio. A escola fica ao lado do campus de São Cristóvão.

“É a consolidação de um projeto de extensão sistematicamente organizado dentro do Departamento de Educação Física que oferece a prática esportiva para a universidade como um todo”, diz. O projeto é apoiado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Estudantis (Proest).

O professor Randy Nascimento acredita que as conquistas são fruto da consolidação do projeto Handebol Educador, que ele desenvolve no DEF.

Randy conta que desde 2009 vem buscando a representatividade estadual do esporte a nível nacional e internacional. “Queremos levar a prática esportiva de competição, representado o estado e a UFS, para outros espaços. Temos participado com uma efetividade muito grande de vários campeonatos, a nível estadual, regional, nacional e internacional. A equipe masculina de handebol está classificada para uma competição internacional que vai ocorrer no final deste mês, em Manaus, para o internacional de handebol de praia”.

O projeto Handebol Educador agrega tanto estudantes da UFS – atualmente alunos de 23 cursos participam - como pessoas da comunidade externa, e conta com a ajuda da ex-aluna da UFS Any Shirley que, além de técnica da equipe feminina, é professora do Colégio Armindo Guaraná, fazendo a intermediação entre o projeto e a escola. Os treinos acontecem todas as segundas e quartas-feiras das 19h às 22h.

Os JUBs

“Nos esforçamos muito e abrimos mão de muita coisa”, conta Mirian, recém-formada em Jornalismo.

A conquista do terceiro lugar nos JUBs deste ano, que garantiu a medalha de bronze, vem acompanhada de muito treinamento e esforço, como conta Mirian de Jesus, recém-formada em Jornalismo.

“Treinamos duas vezes por semana e como os treinos geralmente são à noite, é bem cansativo. Mas fazemos porque gostamos e não conseguimos ficar longe do esporte. Nos esforçamos muito e abrimos mão de muita coisa, mas no final das contas é sempre muito bom”.

Ela também diz que às vezes ainda se percebe admirando a medalha sem acreditar no feito. “Quando fomos para os JUBs nós tínhamos o objetivo de medalhar, mas quando aconteceu eu nem acreditei, minha ficha ainda não caiu porque são competições bem disputadas”.

As partidas dos JUBs também impressionam Los Angeles, estudante mexicana de Educação Física que está na UFS por meio de intercâmbio. “Eu jogava no meu país, mas quando cheguei aqui percebi que o nível dos jogadores era mais alto, então precisei me acostumar a eles”.

“Eu jogava no meu país, mas quando cheguei aqui percebi que o nível era mais alto”, conta Los Angeles, estudante mexicana de Educação Física que está na UFS por meio de intercâmbio.

Sobre a experiência nos Jogos Universitários, Los Angeles conta que a exigência foi alta. “As equipes eram fortes, maiores do que nós, mas mesmo assim conseguimos medalhar. Tudo que conquistamos foi resultado de uma constância de muitos treinos”, diz.

O goleiro da equipe masculina, que também ficou com o bronze, Thiago Ferreira, tem contato com esportes desde os seis anos, mas conheceu o handebol aos dez. Estudante do segundo período de Estatística, Thiago entrou para a equipe da UFS este ano.

“Quando chegamos lá, havia muitas equipes de nível muito alto. Os outros jogadores eram maiores e mais fortes, só que nosso treinador soube montar muito bem as estratégias e fomos ganhando aos poucos”, conta, orgulhoso.

Sarah Canuto, estudante de Educação Física, conhece as regras do jogo sem entrar efetivamente em campo. Ela é monitora do projeto Handebol Educador e os JUBs 2017 foram sua primeira experiência como técnica da equipe feminina. “A experiência foi nova e legal. É bom você poder mostrar o que aprende, tanto no decorrer do curso como no projeto, e conseguir obter um bom resultado”, diz.

“Nosso treinador soube montar muito bem as estratégias e fomos ganhando aos poucos”, diz Thiago Ferreira, de Estatística.

Sobre os JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiros são competições promovidas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que é responsável pela organização de competições e eventos esportivos entre universitários de todo o Brasil. Este ano o evento chegou à 65ª edição.

O evento aconteceu em Goiânia, entre os dias 18 e 29 de outubro, e reuniu cerca de 7 mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e comitê organizador de universidades públicas e privadas. Foram disputadas cerca de 20 modalidades.

Saiba mais aqui.

Outras medalhas

Segundo a Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/Proest), a UFS conseguiu mais duas melhalhas durante os JUBs: prata no League of Legends (LoL) e bronze no judô feminino categoria pesado (+78 kg), com Istelina Silva.

Atualizado em: Qui, 09 de novembro de 2017, 15:47